terça-feira, 1 de março de 2011

Dia 10 - 21/02 - De volta às serras de Cordoba





Para voltar ao Brasil, optamos por passar novamente por Santa Fe. Há outras alternativas (Rosario, Uruguay e até Buenos Aires), mas essas são mais longas.

De Mendoza a Santa Fe, o caminho mais rápido é por San Luis, Villa Mercedes e Rio Cuarto. Este caminho desvia das serras de Córdoba, passando ao sul delas. O problema é que são 900Km, ou seja, no nosso ritmo, são dois dias, praticamente sem nada interessante para ver: só pampa e muitas retas.

Optamos por voltar pelas Serras de Cordoba, desta vez as serras que ficam ao Sul da cidade e quebramos a viagem até Santa Fe em três dias. Neste dia, fomos de Mendoza até Mina Clavero, que fica na região de Traslasierra. Traslasierra quer dizer "do outro lado da Serra", em relação a Cordoba, é claro. Deixamos para o segundo dia a travessia da serra propriamente dita e para o terceiro dia a perna final até Santa Fe.

Mina Clavero não parece ser um lugar particularmente atrativo. É um lugar de turismo de massa, com muitos balneários, que parece atrair a população de Cordoba no verão. Entretanto, ali, para fora da cidade, encontramos um Hotel Fazenda bem dentro do nosso gosto: Santa Maria de las Casas Viejas. Trata-se de uma fazenda de 300 hectares, na qual ao redor de uma casa de ao redor de 100 anos foi construída uma hospedagem. A hospedagem é tocada pelo casal Carlos e Marta Pons. A cozinha já recebeu alguns prêmios da imprensa especializada argentina.

A viagem de Mendoza a Mina Clavero passa, novamente, por uma região semi-árida. Tem vários trechos longos sem abastecimento. A partir de uma localidade chamada Encon, vai se bordeando o sul de um deserto. Aí deve haver quase 200Km sem nenhum posto de abastecimento.

Chegamos em Mina Clavero pelas 17:00 e fomos direto passear pela estância e fotografar. Tivemos sorte com o tempo, pois justo quando chegamos, abriu depois de uma chuva de verão.

À noite, Marta nos preparou raviolis de espinafre que estavam fantásticos.

Quilometragem do dia: 480Km

Nenhum comentário:

Postar um comentário